A castanha da índia, também conhecida como castanheiro-da-índia, é uma oleoginosa muito utilizada no tratamento de insuficiência venosa e varizes, mas ela também pode ser usada para facilitar o tratamento de hemorroidas, por exemplo.
O seu nome científico é Aesculus hippocastanum e pode ser comprada em qualquer farmácia em forma de cápsulas, pó, folhas, cremes ou sabonetes. Além disso, em alguns supermercados e feiras livres também é possível comprar as suas folhas para preparar chás e infusões.
Para que serve e como usar
A castanha da índia serve para má circulação, varizes, cólicas menstruais, inchaço por má circulação, flebites, hemorroida, dermatite, eczema, inflamações gerais na pele, pernas pesadas e dor nas pernas. Essas indicações existem porque a castanha da índia possui ação adstringente, anti-hemorroidal, anti-inflamatória, estimulante, hemostática, redutora da permeabilidade capilar, tônica, vasoconstritora, vasoprotetora. Veja como usar:
1. Chá para problemas de pele e artrite
O chá feito com as folhas da castanha da índia é uma excelente forma de aliviar hemorroidas, problemas na pele, como dermatites ou eczemas, assim como inflamações nas articulações como artrite ou artrose.
Ingredientes
- 30 g de folhas de castanha da Índia
- 1 litro de água fervente
Modo de preparo
Junte as folhas de castanha à água fervente e deixe repousar por aproximadamente 20 minutos. Depois, coe e beba 2 a 3 xícaras do chá por dia, para tratar hemorroidas.
Para problemas de pele e artrite, a mistura pode ser colocada em compressas limpas e aplicada sobre o local afetado durante 15 minutos, sem friccionar a pele.
2. Tintura para má circulação e varizes
A tintura feita com castanha da índia é uma ótima opção para o tratamento de problemas de má circulação nas pernas, varizes e sensação de pernas pesadas.
Ingredientes
- 5 colheres (de sopa) de pó de castanha da Índia
- 1 garrafa de álcool etílico a 70%
Modo de preparo
Coloque o pó de castanha da Índia na garrafa de álcool e feche-a, deixando descansar por 2 semanas numa janela à luz do sol. No final desse tempo, guarde a mistura numa garrafa de vidro escura e bem tapada ao abrigo do sol. Para beber, dilua 5 colheres de sopa da tintura em 1 litro de água filtrada e beba ao longo do dia.
A castanha da índia também é comercializada em cápsulas, que podem ser compradas em farmácias, farmácias de manipulação, drogarias e lojas de produtos naturais, e deve ser tomada conforme orientação médica.
Quando não consumir
Os efeitos colaterais da castanha da índia podem incluir dor de estômago, sensação de estômago cheio e vermelhidão na pele. Mas ela não deve ser usada durante a gravidez, amamentação, por crianças, e durante a toma de remédios anticoagulantes.
O consumo excessivo da castanha da índia pode provocar coceira, fraqueza, diminuição da coordenação, dilatação da pupila, vômito, depressão do sistema nervoso central e paralisia, por exemplo.
Fonte: Tua Saúde