Você já ouviu falar sobre um planta chamada canela-de-velho? Comumente encontrada na região Nordeste – em especial na Bahia e no Sergipe -, a erva, que tem um nome engraçado, conta com poderosos componentes medicinais. Ela é importante para ajudar a prevenir, aliviar e curar sintomas de artrite, artrose, dores nos joelhos, na coluna e nas articulações e fibromialgia.
Para conhecer o poder curativo da hortaliça, um simples chá é o suficiente. Dizem, também, que ela é eficaz contra tendinites, inflamações gerais, torcicolos e até problemas estomacais. No entanto, existem muitas plantas com o mesmo nome espalhadas pelo Brasil. Essa, em especial, atende pelo nome científico de “Miconia albicans”, uma informação importante para quem for procurá-la em lojas ou comprá-la online.
Preparando o chá
Super fácil e prático, você não precisará misturar uma infinidade de ervas, especiarias e afins. Tudo o que você precisa é de 1 litro de água e 15 folhas de canela-de-velho.
Coloque a água para ferver e assim que começar a levantar fervura, coloque as folhas. Deixe fervendo por mais 30 segundos antes de desligar o fogo e tampar a panela.
Beba duas xícaras por dia – uma antes do almoço e uma antes do jantar – e use o que sobrar do chá para aplicar, com uma compressa, na região na qual as dores se manifestam. O ideal é fazer o tratamento de 30 a 60 dias. E mesmo que as dores desapareçam na primeira semana, resista à tentação e não deixe de tomar o chá pelo período indicado.
E, claro, vale sempre lembrar: tratamentos caseiros e naturais são eficazes, mas é sempre importante – e preferencial – consultar um médico.
Foto: Cura pela Natureza