A Erva-cidreira também é conhecida como Cidreira, Capim-cidreira, Citronete e Melissa, muito utilizada no tratamento de problemas digestivos, e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e algumas feiras livres. Também pode ser cultiva em casa porque é fácil de plantar e de manter.
Essa erva além de poder ser utilizada para tratar problemas digestivos, também pode atuar no controle dos sintomas da ansiedade, pois possui propriedades calmantes, garantindo a sensação de tranquilidade e bem-estar.
Benefícios do chá de erva-cidreira
Os benefícios do chá de erva-cidreira estão relacionados às propriedades medicinais que esta planta possui. Assim, dentre os principais benefícios, inclui-se:
- Melhorar a qualidade do sono;
- Aliviar as dores de cabeça;
- Combater os gases;
- Prevenir distúrbios digestivos;
- Aliviar as cólicas menstruais e intestinais;
- Prevenir distúrbios renais;
- Promover o alívio da tosse;
- Promover o bem-estar e a tranquilidade.
A erva-cidreira, de nome científico Melissa officinalis, é calmante, diurética e expectorante e, por isso, o chá de erva-cidreira pode ser utilizado como remédio caseiro para acalmar, combater a retenção de líquidos e também é útil para combater o catarro, quando ele é associado ao limão.
Como fazer o chá de erva-cidreira
Para fazer o chá de erva-cidreira é aconselhado usar somente as suas folhas, tanto secas como frescas, pois é a parte da planta que contém todas as propriedades benéficas para a saúde.
Ingredientes
- 3 colheres (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Adicione as folhas de erva-cidreira à água fervente e deixe repousar por alguns minutos, devidamente tapado. A seguir, coe e beba de 3 a 4 xícaras deste chá por dia.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da Erva-cidreira incluem diminuição da frequência cardíaca, sonolência e queda da pressão. Até o momento, não foram descritas contraindicações desse chá, no entanto é recomendado que as gestantes consultem o médico antes de consumir o chá.
Gostou?
Fonte: https://www.tuasaude.com/
[email protected]